7 franquias baratas que custam menos que o iPhone 15 a partir R$ 2,3 mil

Microfranquias (ou franquias baratas) são os modelos de negócios que exigem investimento inicial total de até R$ 135 mil.

Comprar um iPhone ou abrir uma franquia barata (microfranquia)?


Pode ser que essa dúvida paire sob a mente de muitos empreendedores ao longo desta semana, que será marcada pela abertura da pré-venda do novo lançamento da Apple em território nacional, a partir desta quarta-feira (27/9).

Pelos preços já divulgados pela empresa, o modelo mais barato da nova geração será o iPhone 15, com tela de 6,1 polegadas e 128 GB de armazenamento, que sai por R$ 7.299. Por outro lado, o mais caro será o iPhone 15 Pro Max, com tela de 6,7 polegadas, e armazenamento de 1 tb, que vai custar R$ 13.999.

Estes são os preços para a compra direta com a Apple. As operadoras de telefonia e varejistas devem anunciar as condições ao longo da semana.

Investimento inicial
Microfranquias (ou franquias baratas) são os modelos de negócios que exigem investimento inicial total de até R$ 135 mil, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Algumas redes chegam a oferecer investimentos ainda menores, geralmente para se trabalhar em home office ou com franquias digitais.

No entanto, é preciso que o empreendedor tenha em mente que investir em uma franquia não é um retorno garantido: o resultado está proporcionalmente atrelado ao trabalho feito.

Palavra do especialista
O especialista Márcio Iavelberg, sócio da consultoria da BlueNumbers, diz que antes de tomar a decisão entre comprar um iPhone e uma franquia é preciso avaliar se o primeiro será apenas um bem de uso pessoal, e considerar que é um item que tende a gerar despesas e se depreciar, como um carro.
“Diferente de um bem que você tenha e possa gerar mais receitas, como um computador, ou mesmo um carro que seja utilizado para transporte de passageiros”, diz.

Se o empreendedor tiver que fazer uma escolha entre o smartphone e a franquia, o especialista recomenda avaliar a necessidade do aparelho da Apple. “O iPhone que custa R$ 14 mil hoje custará R$ 10 mil daqui a alguns anos. Por outro lado, a franquia pode ser um investimento que trará ganhos.”

Comparação
Outro ponto que ele chama a atenção é a comparação entre o investimento na franquia e aplicações financeiras.

A Selic foi reajustada na semana passada para 12,75%. “Quanto vai me render se eu colocar dinheiro nesses negócios ou em uma aplicação? Vale a pena fazer essa análise porque a grande vantagem das microfranquias com investimentos similares aos do iPhone é que qualquer geração de resultado pode ser vantajoso”.


Confira 7 franquias baratas que custam menos do que o iPhone 15:


01. FranquiaDotBank
Esta empresa é um banco digital focado em negócios, com ofertas de pagamentos e recebimentos. A plataforma também oferece produtos focado no varejo, para empresas com alto volume de emissão de boletos bancários.


Ano de fundação / Início da franquia:2019/2019
Quantidade atual de unidades abertas:8
Investimento inicial total:entre R$ 2.320 e R$ 7 mil (de acordo com o formato)
Retorno previsto do investimento:3 a 12 meses


02. Gigatron Franchising
Marca de tecnologia da informação, focada na venda de softwares. O produto próprio Software de Gestão Giga ERP impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012.
A rede atua no formato home office com três modelos de negócios: Plano Habitacional (foco em cidades de até 100 mil habitantes), Cloud (contempla várias soluções em nuvem) e Software Premium (modelo completo de software).


Ano de fundação / Início da franquia: 1998/2012
Quantidade atual de unidades abertas: 75
Investimento inicial total: R$ 2,5 mil (Plano habitacional), R$ 10,5 mil (Cloud) e R$ 20,5 mil (Software premium).
Retorno previsto do investimento: 1 a 12 meses


03. Franquia DryWash
Rede de serviços de limpeza, conservação e estética automotiva. No modelo home based o empreendedor atua em condomínios e empresas, por meio do delivery. Na prática, o franqueado

deve realizar a limpeza dos veículos, com serviços de lavagem a seco.

Ano de fundação / Início da franquia: 1995/1998
Quantidade atual de unidades abertas: 140
Investimento inicial total: a partir de R$ 4.175

Retorno previsto do investimento: 1 a 3 meses

04. Franquia Mr. Fit
Rede de fast-food de alimentação saudável, com mais de 500 unidades pelo país. A marca oferece pratos como estrogonofe de biomassa de banana e sucos funcionais, além de um cardápio low carb. No modelo home office, o franqueado pode vender refeições congeladas com a ajuda de aplicativos de entrega.


Ano de fundação / Início da franquia: 2013/2013
Quantidade atual de lojas abertas: 519
Investimento inicial total: a partir de R$ 4.520
Retorno previsto do investimento: 4 a 8 meses

05. Franquia Marketing Bag
A empresa de publicidade em sacos de pão nasceu no primeiro ano da pandemia com foco em materiais ecológicos. Na prática, o franqueado atua com prospecções de anúncios. Para isso, basta ter um computador, acesso a internet e telefone.


Ano de fundação / Início da franquia: 2020/2020
Quantidade atual de lojas abertas:43
Investimento inicial total:apartir de R$ 6.990
Retorno previsto do investimento:1a 4 meses

06. Franquia Mazze
Marca especializada em venda de joias online. O franqueado administra um site próprio para vender itens como anéis, pulseiras, correntes, brincos e pingentes. A empresa foi fundada em 2014, e iniciou a expansão por franquias em 2019.


Ano de fundação / Início da franquia: 2014/2019
Quantidade atual de lojas abertas:59
Investimento inicial total:apartir de R$ 9 mil
Retorno previsto do investimento:12a 24 meses

07. Franquia Tz Viagens
De acordo com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, trata-se de empresa de agência de viagens e intercâmbio com atendimento presencial e online. A rede oferece a possibilidade de trabalho em home office, com a venda de pacotes.


Ano de fundação / Início da franquia: 1997/2012
Quantidade atual de unidades abertas: 187
Investimento inicial total: a partir de R$ 9,5 mil
Retorno previsto do investimento: 1 a 4 meses

Picture of André Jácomo

André Jácomo

Fundador da Franquia Marketing Bag

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Comente o que achou:

plugins premium WordPress